Hiparco de Nicéia (séc. II a.C.)
O astrônomo Hiparco de Nicéia, por volta de 180 a 125 a.C., ganhou o direito de ser chamado "o pai da Trigonometria" pois, na segunda metade do século II a.C., fez um tratado em doze livros em que se ocupou da construção do que deve ter sido a primeira tabela trigonométrica, incluindo uma tábua de cordas. Evidentemente, Hiparco fez esses cálculos para usá-los em seus estudos de Astronomia.
Hiparco foi uma figura de transição entre a astronomia babilônica e a obra de Ptolomeu. As principais contribuições à Astronomia, atribuídas a Hiparco se constituíram na organização de dados empíricos derivados dos babilônios, bem como na elaboração de um catálogo estrelar, melhoramentos em constantes astronômicas importantes - duração do mês e do ano, o tamanho da Lua, o ângulo de inclinação da eclítica - e, finalmente, a descoberta da precessão dos equinócios.
Hiparco de Nicéia
Teorema de Hiparco

O teorema de Hiparco, muitas vezes confundido com o teorema de Ptolomeu diz: "para qualquer quadrilátero inscritível, a razão entre as diagonais é igual a razão da soma dos produtos dos lados que concorrem com as respectivas diagonais".
M/N = (A.D+B.C) / (A.B+C.D)
Pitágoras (séc. VI a.C.)
Filósofo e matemático grego, nasceu na cidade de Samos, fundou uma escola em Crotona (colônia grega na península itálica), cujos princípios foram determinantes para evolução geral da matemática e da filosofia ocidental. A observação dos astros sugeriu-lhe a idéia de que uma ordem domina o universo. Nessa visão, também concluiu que a terra é esférica, uma estrela entre as estrelas que se movem ao redor de um fogo central. Alguns pitagóricos chegaram até a falar da rotação da Terra sobre seu eixo, mas a maior descoberta de Pitágoras ou de seus discípulos refere-se às relações entre os lados do triângulo retângulo: consiste em provar que a soma do quadrado dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa. Os egípcios já sabiam que um triângulo cujos lados são 3, 4, 5 tem ângulo reto, mas os pitagóricos foram os primeiros a descobrir uma prova da proposição geral.
Pitágoras
Teorema De Pitágoras
Tales de Mileto (séc. VI a.C)
Viajava muito pelos centros antigos de conhecimento e deve ter obtido informações sobre astronomia e matemática, aprendendo geometria no Egito, na Babilônia. Discípulo dos egípcios e caldeus, recebeu o título de "primeiro matemático" verdadeiro, tentando organizar a Geometria de forma dedutiva. Um resultado de seus estudos é o "Teorema de Tales", segundo o qual um ângulo inscrito num semicírculo é um ângulo reto.
Tales de Mileto
Teorema de Tales
Bhaskara (séc. XII)
Nasceu na Índia. Sua maior contribuição para a Trigonometria foi Siddhantasiromani, dividido em duas partes: uma sobre matemática astronômica e outra sobre a esfera. Determinou um método detalhado para construir uma tabela de senos para qualquer ângulo. É interessante ressaltar que, apesar de haver trabalhado com equações de segundo grau e formulado uma expressão que envolvia raízes quadradas (famosa entre alunos de 8º série em diante), seu nome relacionado a esta fórmula, aparentemente, só ocorre no Brasil, pois não encontramos esta referência na literatura internacional, portanto, a nomenclatura "fórmula de Bhaskara" não é adequada, pois problemas que recaem numa equação do segundo grau já apareciam quase quatro mil anos antes, em textos escritos pelos babilônios, nas tábuas cuneiformes.
Bhaskara
Fórmula de Bhaskara
Nenhum comentário:
Postar um comentário